A Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenómenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas.  A Geografia estuda a superfície terrestre.  A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = “Terra” + grafia = “escrita”. Descreve as paisagens que resultaram da relação entre o homem e a natureza.  Desde a mais alta antiguidade o homem se preocupava com o conhecimento do espaço em que vivia (ambiente). Certas vezes esse conhecimento era uma resposta desejada pela curiosidade. Outras vezes tais conhecimentos tinham objetivos econômicos ou políticos. O conhecimento sistematicamente abordado da Terra é o objetivo específico da Geografia. A Geografia é uma disciplina que nasceu na própria época em que surgiu o homem. Mas o homem só categorizou a Geografia como ciência depois que a civilização grega floresceu.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS – Geographic Information System, do acrônimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

O autor Fitz (2008) conceitua SIG como um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido. Tal leva a que gestores de projeto ou administradores de organizações possam geodecidir.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_geogr%C3%A1fica